CURIOSIDADES



Preparo da terra: Sugestões de como preparar o solo.

Verificar se há necessidade de corrigir a acidez da terra para aplicação de calcário dolomítico, no caso de pH baixo, e nos solos muito alcalinos, utiliza-se sulfato de ferro. Seu pH (acidez do solo) deve estar próximo de 7.
Para fortalecer a terra, usa-se os tradicionais estercos e húmus de minhoca. Um composto NPK, que pode ser encontrado em lojas do ramo. Estabiliza a fertilidade do terreno e deve ser aplicado a cada dois meses. O nitrogênio (N) é responsável pelo crescimento da planta, o fósforo (P) fortalece as raízes e facilita a frutificação e o potássio (K) controla o balanço hídrico da planta.

Deve-se fazer a limpeza, aração e abertura das covas. Localizar formigueiros nesta etapa é muito importante, haja visto que as formigas são pragas mais nocivas no início do pomar. As covas poderão ter 50 x 50 x 50 cm e, os sulcos pelo menos 40 cm de profundidade. Na adubação de plantio é importante a análise do solo, podendo-se sugerir, de uma maneira geral, por cova ou no sulco:

Adubação orgânica:
-10 a 15 litros de esterco de galinha curtido ou 20 litros de composto orgânico.

Adubação química:
- 500 gramas de superfosfato simples 150 gramas de cloreto de potássio 10 gramas de bórax (ou ácido bórico) 10 gramas de sulfato de zinco Em solos que apresentam acidez, além da calagem aplicada em área total, pode-se aplicar de 200 a 300 gramas de calcário dolomítico no fundo de cada cova ou sulco.

Os espaçamentos variam de acordo com o porte da espécie, por exemplo, deve ser de 5 a 6 metros entre linhas e 4 a 5 metros entre plantas (para porte médio), 10 a 12 metros entre linhas e 8 a 10 metros entre plantas (para porte alto). Um espaçamento básico de 5 metros entre linhas e 4 metros entre plantas poderá se transformar em 5 x 8 ou 10 x 8, saltando-se uma cova ou uma cova e uma linha.
Se seu pomar está localizado em área de muito vento, você pode "quebrar os ventos" plantando amoreiras, bananeiras, bambu, calabura e outras.

Devem ficar a uma distância aproximada de 4 metros do pomar, com espaçamento de 2 metros. Os limites do pomar poderão ser protegidos com cercas vivas, tais como o limoeiro trifoliata, sansão do campo ou mesmo plantas ornamentais. Observar com cuidado o sistema de irrigação durante e após a execução do pomar, tomando todas as providências para que não falte água. Isto implica na formação de reservatórios.


Plantas para Reflorestamento


Angico vermelho - Parapiptadenia rigida (Brenan)

Árvore pioneira, pode atingir 20 a 30 metros e grossura de 0.60 a 1.10 m de diâmetro. Encontrado nas florestas de Minas, Mato Grosso e vai até o Rio Grande do Sul. Madeira pesada, bastante dura, muito resistente e de grande durabilidade sob condições naturais. Sua madeira é ótima para obras hidráulicas e expostas como: postes, palanques, dormentes-(estrada de ferro), carrocerias de tratores, caminhões, para construção civil e naval, carpintaria, marcenaria, lenha e carvão. Sua casca é rica em tanino e suas flores são melíferas. A planta possui características ornamentais que é recomendada a paisagismo em geral. É uma arvore ótima para reflorestamentos mistos de áreas degradadas pois, é indiferente as condições físicas do solo.


Ariticum do Mato - Rollinia Sylvatica (Mart ) - Embira - Cortiça amarela

Árvore secundária pode atingir altura de 6.0 a 8.0 mt,encontrada de Pernambuco até o Rio Grande do Sul. Madeira extremamente leve, mole, de baixa durabilidade natural,seus frutos são comestíveis e muito procurado pela avifauna.


Aroeira  Vermelha-Schinus terebinthifolia (Raddi) Aroeira - mansa –Aroeira precoce.

Árvore primária que pode atingir de 5.0 a l0.0 mt. de altura com 0.30 a 0.60 cmt.de grossura, se for bem conduzida em reflorestamento, encontra-se nas matas de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Madeira moderadamente pesada,bastante resistente,e de grande durabilidade natural, utilizada para moirões, palanque para cerca ,esteios lenha e carvão. Pelo seu pequeno porte (qdo.manejada), é indicada para arborização de ruas estreitas e sob fios elétricos. Esta árvore pioneira tem seu desenvolvimento rápido e suas flores são melíferas.


Canela Guaica - Ocotea puberula (Rich-Nees) - Canela amarela - Canela Branca.

É uma arvore primaria ou secundaria inicial, de ampla distribuição,ocorrendo desde o México – Brasil até a Argentina. Está espécie pode atingir até 30 mts. de altura,e com 0.40 a 0.80 cmt. de grossura. Sua madeira leve de cor branca amarelada é utilizada na construção civil ,em móveis, laminados , carpintarias e marcenarias. Seus frutos são muito procurados pela avifauma. Esta arvore não deve faltar nos plantios mistos de áreas degradadas ou de preservação permanente. Possui um potencial ornamental e seu crescimento é semi-rápido.


Erva Mate
A erva-mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha, é uma árvore da família das aquifoliáceas. Podendo atingir doze metros de altura. Tem caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado. Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio.


As substâncias presentes na erva-mate podem acelerar o metabolismo do organismo, provocando inclusive uma maior queima de gordura e, em última instância, uma diminuição do peso corpóreo.


O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa.